A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), continua com as obras de instalação da ciclovia na Área de Lazer do Trabalhador e atualmente realiza serviços de implantação de faixa elevada de pedestres na avenida Dr. Paulo de Moraes, em ambos os sentidos, tanto para o bairro quanto para o Centro, nas proximidades da Ponte do Morato Pedro Chiquito.

A faixa fará a interligação da ciclovia da Área de Lazer do Trabalhador com a da avenida Alidor Pecorari e, depois, o projeto vai disponibilizar dispositivos para interligar com as ciclovias nas avenidas Rui Teixeira Mendes e Cruzeiro do Sul. As obras de instalação da faixa elevada estão previstas para terminar ainda na tarde de hoje, quarta-feira, 8/11. Equipe da Semuttran acompanha as obras para orientar o fluxo de veículos no local.

“O propósito é que os ciclistas usem a faixa elevada para a interligação e, neste caso, eles têm as opções de seguir pela Área de Lazer do Trabalhador ou pela avenida Cruzeiro do Sul, em segurança”, explicou o engenheiro Evandro Oriani Sotto, da Semuttran.


Além da ciclovia, essa etapa das obras contempla ainda alargamento da avenida Jaime Pereira, do trecho da avenida Dr. Paulo de Moraes até a avenida Rui Teixeira Mendes (somente no sentido centro/bairro) e abertura de acesso da avenida Jaime Pereira para o bairro Castelinho.

INVESTIMENTO – A implantação da ciclovia integra pacote de melhorias viárias com investimento de R$ 3.669.404,55, incluindo mais de dez intervenções em diferentes bairros. O prazo de vigência do contrato com a empresa vencedora da licitação é de 12 meses, podendo ser prorrogado.

Até o momento já foram concluídas as obras de abertura e fechamento do canteiro central da avenida Antonio Mendes de Barros Filho x rua Zulmira do Vale; construção da rotatória na avenida Comendador Luciano Guidotti x rua Sebastião Pinto Salgado; remodelação (rotatória) da rua Cardeal Arcoverde x rua Luther King, e remodelação da Praça Antônio de Pádua Dutra.


As obras que estão em execução são o alargamento da avenida Jaime Pereira com ciclovia na Área de Lazer do Trabalhador e readequação das bocas de lobo das ciclofaixas, no bairro Santa Rita.

MAIS – Em breve a Semuttran vai iniciar a construção de faixa de conversão no canteiro central da avenida Cássio Paschoal Padovani com a rua Alberto Nepomuceno; aumento do canteiro central na avenida comendador Luciano Guidotti x rua Antonio Keller; aumento do canteiro central na avenida Luiz Pereira Leite x rua Lavinio Pompeu, construção de passeio (calçada) em diversos pontos de ônibus, instalação de gradis em ruas/avenidas, e prolongamento da rua Antonio Cobra Filho até a rua Adelmo Cavagioni.